



Projetos
Projetos do Bando Mukuvu contemplados em editais:


MIOLO DE CAULE
2024/2025
Projeto contemplado na 37ª Edição do Programa Municipal de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo
Para nós, Miolo de Caule é casa de histórias, que em movimento espiralar nos proporciona um caminhar diverso e múltiplo. Partindo do Caule, neste projeto caminhamos simultaneamente em três direções: Raízes (Aprofundamento) - vivências em duas comunidades de cultura tradicional no estado de São Paulo e uma em Minas Gerais, sendo elas: Samba de Bumbo de Cururuquara e Batuque de Umbigada de Tietê e Capivari - SP e Irmandade Nrs. do Rosário do Jatobá - MG; Ramificações (Formação) - quatro eixos de encontros formativos para o aperfeiçoamento técnico dos artistas e compartilhamentos com a comunidade, sendo eles: Corporalidades; Musicalidades; Visualidades; Teoria em movimento. Copa (Criação e difusão) - Produção audiovisual, fonográfica e temporada do espetáculo. Totalizando 11 ações distribuídas em 11 meses de projeto. Através deste projeto foi possível circular com o espetáculo Mukuvu - Uma Festa Para Engravidar Corações, produzir e lançar a trilha sonora do espetáculo como um álbum musical com 20 faixas, produzir e lançar a série de videodanças Quissamas e o documentário Miolo de Caule.



UMBIGO -
A PRIMEIRA BOCA
2022/2023
Projeto contemplado na 32ª Edição do Programa Municipal de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo
UMBIGO – a primeira boca é uma criação que propõe um mergulho poético e investigativo no centro do corpo — território de memória, origem e celebração. O projeto une pesquisa, formação e criação em dança contemporânea, tendo como fio condutor a umbigada, gesto ritual e ancestral presente em diversas manifestações culturais. A partir das memórias corporais dos artistas, a obra busca revelar o corpo como primeira casa, primeira voz, primeiro território de fala e de encontro. Além da montagem, o projeto prevê rodas de conversa, formações e 15 apresentações gratuitas nas cinco regiões da cidade de São Paulo, ampliando o diálogo entre dança, tradição e contemporaneidade.



ONDE
A CASA
MORA
2021/2022
Projeto contemplado no Edital ProAC 34/2021 – Produção em Dança
Onde a casa mora é um projeto que visa pesquisa, criação e produção de um espetáculo de dança e um videodança, com trilha sonora original, inspirado no livro Ângulos da Casa, da poeta moçambicana Hirondina Joshua. A obra propõe um diálogo entre corpo, palavra, som e imagem, tomando a casa como território simbólico e poético — lugar de memória, intimidade e resistência. Criado a partir da colaboração entre Paloma Xavier, Oz Ferreira, Iúna Augusto, Maurício Oliveira e Fernanda Gallo, o projeto conta com orientações corporais de Janette Santiago e Hermínio Nhantumbo, e encontros formativos com a própria autora Hirondina Joshua, fortalecendo o elo entre dança e poesia


