top of page

Onde a Casa Mora

2022

Duração

Espetáculo: 60 minutos
Videodança: 20 minutos

Ficha Técnica

Direção: Paloma Xavier 
Dramaturgia e bailarinas pesquisadoras: Oz Ferreira e Paloma Xavier
Poemas: Hirondina Joshua - Livro: Os ângulos da Casa
Direção Musical: Augusto Iúna
Composição de trilha: Augusto Iúna com participação de Hermínio Nhantumbo 
Cinegrafista e designer gráfico: Maurício Oliveira
Montagem e Edição de vídeos: Maurício Oliveira e Oz Ferreira
Orientação corporal: Janette Santiago e Bianca Bittencourt
Orientação musical: Hermínio Nhantumbo
Orientação de pesquisa teórica: Fernanda Gallo

Produção executiva: Simone Gonçalves/ Pin Rolê Invenções
Produção e direção de arte: Paloma Xavier, Oz Ferreira e Augusto Iúna
Figurino: Paloma Xavier e Oz Ferreira
Cenografia e adereços: Paloma Xavier
Cenotécnico: Alexandre Souza e Daniela Rosa
Desenho de luz e videomapping: Fagner Lourenço
Fotógrafos: Romero Cruz, Sheila Signário e  Mônica Cardim
Realização: Pepalantus Núcleo

Sinopse

Num lugar aparentemente inabitado, duas pessoas vivenciam o dilema da moradia: Quem mora? Onde mora? Quais são os territórios que se pode morar? Essas e outras questões são despertadas a partir do encontro com a obra poética “Os ângulos da casa” de Hirondina Joshua e atravessada por memórias de um eterno habitar/não habitar vivenciado pelas intérpretes criadoras. Por vezes nos vemos em ruínas e obrigadas a seguir na construção de uma casa, com paredes que nos protegem, em um chão tão somente nosso, porém roubado. O corpo que também é morada de tantas casas, brinca, desenha e protesta pelo direito de existir. O som invade a casa quando o que se pede é silêncio, mas também silencia quando por dentro se é barulho. A beleza das imagens saltam os olhos, seja no porão insalubre, num horizonte reconstruído ou no movimento de um trem com casas que pulsam vida a cada janela.

#espetáculo
#videodança

046A1003.jpg
046A0784.jpg
Teaser -  Onde a casa mora

#videodança

Descrição
da pesquisa/
conceito

Onde a Casa Mora é um espetáculo de dança que através do uso de videomapping transita entre a dança presencial e as projeções em vídeo, apresentadas como textura da estética cenográfica e também na construção da dramaturgia cênica. As imagens utilizadas no espetáculo integram o videodança de mesmo nome, que também conta com imagens exclusivas e pode ser apresentado separadamente como uma obra audiovisual. Onde a Casa Mora foi criado a partir de poemas do livro Os ângulos da Casa, da escritora moçambicana Hirondina Joshua e atravessado por experiências pessoais das intérpretes frente ao tema moradia. Partindo destes poemas e seus desdobramentos, o espetáculo promove um diálogo criativo entre quatro principais expressões artísticas: corpo (dança), palavra (poema), imagem (audiovisual) e  som (música e paisagem sonora) no espaço-território de uma casa que reflete o mundo físico e metafísico presente na poética de Hirondina.

Locais que foram apresentados, editais contemplados, prêmios, festivais…

 

A produção desta obra foi selecionada pelo Edital PROAC 04/2021 – Produção-dança, no qual contemplou pesquisa, criação e circulação, que aconteceu entre janeiro e outubro de 2022. 

Na etapa de pesquisa os integrantes realizaram ateliês de criação presenciais e virtuais, onde pode contar com a orientação de artistas convidadas como Janette Santiago que ministrou a orientação prática Corpo Morada, Hermínio Nhantunbo com orientações de danças e músicas moçambicanas e Bianca Bittencourt que realizou preparação corporal a partir do material coreográfico unindo os saberes das movimentações orgânicas aos estudos da biomecânica e cinesiologia funcional. 

 

Neste projeto também foi possível realizar encontros com a autora Hirondina Joshua para adentrar o universo no qual as poesias foram escritas e realizar um encontro entre ela e a poeta Priscila Obaci onde falaram sobre dança e poesia de corpos pretos e periféricos. 

 

A estreia e circulação do espetáculo foi realizada na região metropolitana sudoeste, passando pelos municípios de Carapicuíba, Cotia e Taboão da Serra e São Paulo capital. Foram realizadas também quatro exibições do videodança pelo canal do youtube do Pepalantus Núcleo.

 

Ainda no ano de 2022 o espetáculo integrou a programação do Circuito Municipal de Cultura de São Paulo realizando apresentações em teatros dos CEUs e Centros Culturais. 

 

O espetáculo Onde a Casa Mora recebeu o Prêmio Denilto Gomes 2022 nas categorias Direção de Arte e Videodança. O Prêmio é organizado anualmente pela Cooperativa Paulista de Dança e teve a cerimônia de prêmiação em fevereiro de 2023.

Onde a casa mora-Ft.Monica Cardim (4).jpg
046A0761.jpg
bottom of page